domingo, 23 de setembro de 2012


Outdoor que foram feitos para você.


Nada melhor que uma marca apostar em um slogan e dar certo. Assim aconteceu com o Itaú a partir de 2001 quando começou a apostar na campanha “Feito para você”, mostrando que o banco trabalha todo o tempo pensando em seus clientes.

O ponto de partida da campanha era mostrar que o Itaú está pronto para atender às necessidades específicas dos clientes, sendo assim seria preciso utilizar-se de uma comunicação direta, mas utilizando a mídia de massa.  A contratada para cuidar da campanha, a agência África, propôs retratar nas peças, situações das quais os clientes se identificassem. A campanha também tinha o objetivo de explorar ao máximo cada mídia para atingir os vários e distintos grupos de clientes e mostrar que o banco é para qualquer tipo de pessoa, independente de suas características que a distinguem das outras. A partir de 2003 a campanha começou a ser veiculada, contando com vários comerciais e jingles que se encaixavam nos segmentos desejados, porém disponíveis para o público no geral.

Aliando o tema mídia exterior com a campanha, é interessante analisarmos os outdoors nessa campanha. Foram uma forma muito eficaz, pessoal e, ao mesmo tempo, ampla de divulgar e reposicionar o Itaú. Foram espalhados pela cidade de São Paulo outdoors com
anúncios focados na mensagem principal para os diversos grupos de referência: apressados, surfistas, desorganizados, baladeiros, etc. A simples ideia se torna elaborada ao associar os elementos que definem tal grupo na construção do outdoor. Aí seguem alguns exemplos:

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O que podemos dizer? Um slogan que definiu um dos objetivos da empresa, atraiu o publico e a campanha foi um sucesso, pois conseguiu utilizar uma mídia de massa para passar a mensagem de um produto/serviço personalizado e atingiu seu objetivo.  Até o mês de julho de 2003, o Instituto InterScience realizou alguns levantamentos abordando vários comerciais veiculados no período e a avaliação mostrou que 79% das pessoas entrevistadas concordam que "O Itaú é feito para você".

Simplesmente Genial!

Por Carolina Cabral

Fonte:

Criatividade em Outdoor: Um estudo da campanha Feito para você – Itaú. Renata Degani de Souza Bastos. Trabalho de Conclusão do Curso de Pós-graduação em “Comunicação e Estudos de Linguagens”.

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