Outdoor que foram feitos para você.
Nada melhor que uma marca apostar em um slogan e dar
certo. Assim aconteceu com o Itaú a partir de 2001 quando começou a apostar na
campanha “Feito para você”, mostrando que o banco trabalha todo o tempo
pensando em seus clientes.
O ponto de partida da campanha era mostrar que o Itaú
está pronto para atender às necessidades específicas dos clientes, sendo assim seria
preciso utilizar-se de uma comunicação direta, mas utilizando a mídia de
massa. A contratada para cuidar da
campanha, a agência África, propôs retratar nas peças, situações das quais os
clientes se identificassem. A campanha também tinha o objetivo de explorar ao
máximo cada mídia para atingir os vários e distintos grupos de clientes e
mostrar que o banco é para qualquer tipo de pessoa, independente de suas
características que a distinguem das outras. A partir de 2003 a campanha
começou a ser veiculada, contando com vários comerciais e jingles que se
encaixavam nos segmentos desejados, porém disponíveis para o público no geral.
Aliando o tema mídia exterior com a campanha, é
interessante analisarmos os outdoors nessa campanha. Foram uma forma muito
eficaz, pessoal e, ao mesmo tempo, ampla de divulgar e reposicionar o Itaú. Foram
espalhados pela cidade de São Paulo outdoors com
anúncios focados na mensagem principal para os diversos grupos de
referência: apressados, surfistas, desorganizados, baladeiros, etc. A simples
ideia se torna elaborada ao associar os elementos que definem tal grupo na
construção do outdoor. Aí seguem alguns exemplos:
O que podemos dizer? Um slogan que definiu um dos
objetivos da empresa, atraiu o publico e a campanha foi um sucesso, pois
conseguiu utilizar uma mídia de massa para passar a mensagem de um
produto/serviço personalizado e atingiu seu objetivo. Até o mês de julho de 2003, o Instituto
InterScience realizou alguns levantamentos abordando vários comerciais
veiculados no período e a avaliação mostrou que 79% das pessoas entrevistadas
concordam que "O Itaú é feito para você".
Simplesmente Genial!
Por Carolina Cabral
Fonte:
Criatividade em Outdoor: Um estudo
da campanha Feito para você – Itaú. Renata Degani de Souza Bastos. Trabalho
de Conclusão do Curso de Pós-graduação em “Comunicação e Estudos de Linguagens”.
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